EDUCAÇÃO INFANTIL
Oferecer um espaço estimulante, educativo, seguro e afetivo, propiciando solidez ao desenvolvimento futuro dessa criança.
NÍVEL I, NÍVEL II E NÍVEL III
VESPERTINO
Proposta Pedagógica
A Proposta Pedagógica do Centro Educacional "Vinicius de Moraes" para a Educação Infantil, fundamenta-se na teoria sócio-interacionista, que parte da concepção de que, a criança é um sujeito social e histórico. Um ser em processo de desenvolvimento nas dimensões sociais, emocionais, afetivas, cognitivas e motoras.
Na Educação Infantil a criança constrói conhecimentos significativos. Essa construção não surge apenas de uma atividade interpessoal, parte da interação entre educador e educando e do próprio grupo social o qual está inserida. Nesse sentido, os desafios propostos nos ambitos curriculares promovem a construção de competências e habilidades, organizadas de forma que possam interagir como sujeitos ativos e criativos:
Linguagem oral e escrita
Matemática
Corpo e Movimento
Artes
Natureza e Sociedade
Pedagogia de Projetos
Numa outra perspectiva, nosso trabalho está organizado por meio de projetos que possibilitam um tratamento diferenciado dos conteúdos de aprendizagem, seguindo o Referencial Curricular para a Educação Infantil.
Os projetos permitem uma interseção entre os conceitos de diversos eixos de trabalho e visões no processo de investigação de um tema por meio da problematização da coleta de dados e da busca de informações para confirmá-las, refutá-las ou ampliá-las.
Aulas de Campo
As aulas de campo são realizadas em momentos oportunos, fora do âmbito escolar, com a finalidade das crianças ampliarem conhecimentos e vivenciarem as temáticas em estudo.
Avaliação
A avaliação consiste em uma análise diária do desempenho da criança e aspectos característicos do processo de conhecimento, respeitando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo.
TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
NÍVEL I – crianças de 3 anos (3 anos completos até 31 de Março ao ano letivo matriculado)
NÍVEL 2 – crianças de 4 anos (4 anos completos até 31 de Março ao ano letivo matriculado)
NÍVEL 3 – crianças de 5 anos (5 anos completos até 31 de Março ao ano letivo matriculado)
() - Conforme Resolução CEE-ES N° 5.281/2019, da Secretaria de Estado de Educação, Conselho Estadual de Educação, Edital em Diário Oficial dos Poderes do Estado do Espírito Santo de 16 de Outubro de 2019.
Na Educação Infantil a criança constrói conhecimentos significativos. Essa construção não surge apenas de uma atividade interpessoal, parte da interação entre educador e educando e do próprio grupo social o qual está inserida. Nesse sentido, os desafios propostos nos ambitos curriculares promovem a construção de competências e habilidades, organizadas de forma que possam interagir como sujeitos ativos e criativos:
Linguagem oral e escrita
Matemática
Corpo e Movimento
Artes
Natureza e Sociedade
Pedagogia de Projetos
Numa outra perspectiva, nosso trabalho está organizado por meio de projetos que possibilitam um tratamento diferenciado dos conteúdos de aprendizagem, seguindo o Referencial Curricular para a Educação Infantil.
Os projetos permitem uma interseção entre os conceitos de diversos eixos de trabalho e visões no processo de investigação de um tema por meio da problematização da coleta de dados e da busca de informações para confirmá-las, refutá-las ou ampliá-las.
Aulas de Campo
As aulas de campo são realizadas em momentos oportunos, fora do âmbito escolar, com a finalidade das crianças ampliarem conhecimentos e vivenciarem as temáticas em estudo.
Avaliação
A avaliação consiste em uma análise diária do desempenho da criança e aspectos característicos do processo de conhecimento, respeitando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo.
TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
NÍVEL I – crianças de 3 anos (3 anos completos até 31 de Março ao ano letivo matriculado)
NÍVEL 2 – crianças de 4 anos (4 anos completos até 31 de Março ao ano letivo matriculado)
NÍVEL 3 – crianças de 5 anos (5 anos completos até 31 de Março ao ano letivo matriculado)
() - Conforme Resolução CEE-ES N° 5.281/2019, da Secretaria de Estado de Educação, Conselho Estadual de Educação, Edital em Diário Oficial dos Poderes do Estado do Espírito Santo de 16 de Outubro de 2019.