ENSINO FUNDAMENTAL

No processo de ensino e de aprendizagem, os conteúdos são articulados entre si e com o contexto sócio-histórico do aluno.

FUNDAMENTAL I E II (1º AO 9º)

MATUTINO/VESPERTINO

FUNDAMENTAL I E II (1º AO 9º)

Proposta Pedagogica

A Proposta Pedagógica do CEVIM  está pautada na LDB (Lei de Diretrizes e Base) e nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Nesse contexto, a elaboração da Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental I e II se faz necessária e indispensável, por considerarmos ser a proposta essencial para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sólido
Ao adotarmos a metodologia sócio-interacionista é por  acreditarmos que o aluno aprende através das relações que estabelece com o mundo que a rodeia, com o conhecimento produzido pela humanidade e com as outras pessoas através de atividades e projetos.

Nesta abordagem os alunos são trabalhados como indivíduos que pertencem a grupos sociais, portanto, cooperativas, críticas, criativas, autônomas e responsáveis., capaz de desenvolver a capacidade de aprender a apreender, aprender a fazer, aprender a ser e a conviver, seguindo os pilares da educação básica preconizados pelos estudos da UNESCO.

O trabalho pedagógico é desenvolvido e consolidado nos principais fins educativos:

O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista o domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

A formação da atitudes favoráveis ao aperfeiçoamento da pessoa, alicerçada a uma educação libertadora para o aprender a viver em felicidade e em harmonia com si mesmo/a e com os/as demais.

A simultaneidade entre fins e ações educativas favorece o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da solidariedade e contribui para a formação de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

No processo de ensino e de aprendizagem, os conteúdos são articulados entre si e com o contexto sócio-histórico do aluno, como protagonistas de sua aprendizagem.

 

PROFESSORES